Quais as vantagens de investir em imóveis?

vantagens de investir em imóveis

Você trabalhou duro, economizou, conseguiu separar uma renda para guardar mensalmente e agora surgiu aquela dúvida: onde investir? Poupança? Renda fixa? Renda variável? Com o seu banco de confiança? Com uma corretora? Por conta própria? Se você já pensou em todas essas possibilidades, provavelmente também também já sabe que todos esses investimentos possuem prós e contras, certo? Agora, você já pensou nas vantagens de investir em imóveis? Quer saber um pouco mais sobre isso? Acompanhe este artigo que nós esclarecemos essa questão para você.

Por que investir em imóveis

Imóveis são considerados investimentos de renda variável, já que o retorno desse investimento não pode ser dimensionado na hora que o investidor aplica seu dinheiro. No entanto, a grande maioria dos imóveis tende a se valorizar com o tempo, e, quanto mais imóveis a pessoa possuir, maior a probabilidade de se obter grandes rendimentos principalmente com sua venda e locação. É uma forma de se adquirir dinheiro tanto de forma mensal, pelos ganhos de aluguéis, quanto na hora de revender, tendo uma renda maior, de acordo com a valorização do imóvel. 

10 vantagens de se investir em imóveis

1. Segurança patrimonial

É quase impossível um imóvel passar a valer menos do que o preço que ele foi comprado, ainda que não haja muita valorização no setor e nem na localização do imóvel. Portanto, apesar de ser um investimento de renda variável, imóveis são investimentos considerados bastante seguros, e essa é uma das grandes vantagens de investir em imóveis.

2. Rentabilidade

Um imóvel parado pode dar prejuízo, já que existem custos de manutenção relacionados a ele. Já um imóvel alugado traz lucro a seu proprietário, já que, além de ter todas as taxas pagas pelo inquilino, ele ainda recebe um valor mensal pelo aluguel.

3. Valorização

A valorização constante é outra das grandes vantagens de investir em imóveis. Apesar de muitos imóveis terem uma valorização de médio ou longo prazo, existem formas de se garantir uma valorização mais rápida, como comprando imóveis na planta, por exemplo, sabendo que, quando a propriedade ficar pronta, ela passará a valer mais instantaneamente. Além disso, a demanda por imóveis é sempre alta, já que todos querem um lugar para morar. E isso faz com que esses ativos obtenham uma valorização constante.

4. Riscos próximos a zero – Garantir o Capital Investido

Os riscos de se investir em imóveis são muito baixos e vale assim reforçar que a segurança é uma das principais vantagens de fazer um investimento no setor imobiliário. Esse é um ativo capaz de manter seu valor mesmo em tempos de crise. Ao adquirir uma propriedade, seja ela residencial ou comercial, os ganhos serão certos e vitalícios. Na aquisição do imóvel, você não está exposto as variações ou volatilidades que são inerentes de outros mercados de investimento, de forma que o capital investido é seguro e garantido.

5. Renda extra

Como já abordamos, imóveis podem garantir renda ao serem alugados ou vendidos. O aluguel, portanto, é uma fonte de renda extra quando o momento não está bom para a venda ou simplesmente se o proprietário não quiser vender o imóvel em um determinado momento. Essa renda pode ser utilizada para investir em outros ativos ou até mesmo em outros imóveis.

6. Aumento de patrimônio

Investimentos seguros e duráveis são propícios para a formação de patrimônio, e os imóveis são uma das linhas de investimento prioritárias para quem quer adquirir patrimônio.

7. Resistência ao tempo

Sendo bens duráveis, o uso dos imóveis se dá ao longo dos anos e eles duram por gerações e gerações. Além disso, pode-se utilizar esses imóveis para fonte de renda e gerar um investimento com o aluguel e ainda deixá-los como herança para os filhos, por exemplo, que podem também utilizá-lo para moradia e para deixar de herança para a próxima geração.

8. Liquidez

Se você possuir um imóvel bem localizado, com bom potencial de valorização e pronto para morar, saiba que você possui uma boa liquidez, ou seja, a capacidade de transformá-lo em dinheiro. Provavelmente, você irá vendê-lo assim que colocá-lo à venda.

9. Proteção da inflação

O INCC (Índice Nacional da Construção Civil) é um índice de inflação de preços da construção civil. É, por exemplo, o indexador responsável pelos reajustes nas parcelas da compra de um apartamento, no valor dos aluguéis e outras transações do mercado imobiliário. Assim, investindo em imóveis, você protege o poder de compra de seu dinheiro.

10. Autonomia

Entre as vantagens de investir em imóveis por si só, comprando, vendendo e alugando, está a questão da autonomia. O investidor realiza todas as suas escolhas, sem depender de terceiros. Já em fundos de investimento, por exemplo, há pouquíssima participação dos cotistas, e as decisões são tomadas basicamente pelos gestores desses fundos.

Fatores de valorização de um imóvel

Localização

Esse é o fator que mais afeta a valorização de um imóvel, sendo imóveis mais próximos de grandes centros mais caros que imóveis mais afastados. Quanto mais fácil o acesso a comércio, transportes públicos, áreas de lazer, qualidade da infraestrutura, mais valorizado um imóvel é. A segurança do lugar também é outro ponto que valoriza ou desvaloriza um imóvel.

Vista

Até no mesmo prédio, entre unidades do mesmo tamanho e com a mesma configuração, há uma variação de preço por causa da vista. Quanto mais ampla a vista, melhor.

Estrutura

A estrutura da residência ou do condomínio é muito importante para sua valorização. Área de lazer, academia, salão de festas e outros serviços aumentam o valor do imóvel, além de seu tamanho e acabamento.

Documentação

Documentos em dia, sem nenhum problema, valorizam o imóvel. Já imóveis com pendências são desvalorizados.

Como investir em imóveis

É possível se obter as vantagens de investir em imóveis tratando de sua compra, aluguel e venda sozinho. No entanto, contar com uma imobiliária ou empresa especialista em investimentos imobiliários é o ideal para quem deseja investir nesse tipo de ativo. Essas empresas conhecem muito bem o segmento e entendem que imóveis podem ser mais rentáveis em determinados contextos, de acordo com a expectativa de cada investidor.

É interessante contar com esse tipo de consultoria não para inclusive acompanhar notícias do segmento e obter mais informações para uma melhor tomada de decisões. É possível adquirir inclusive imóveis no exterior para obter uma boa rentabilidade principalmente com locação.

Enfim, existem várias transações possíveis nesse mercado e as vantagens de investir em imóveis são inúmeras. Contar com especialistas somente aumenta as chances de se obter os melhores benefícios nessa área. Para obter mais informações sobre investimentos em imóveis, continue acessando o Blog da Index!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *