Procurando trocar de imóvel? Conheça o Upgrade Imobiliário

Conheça o upgrade imobiliário

Já ficou descontente com o lugar em que mora e pensou em se mudar? Ou então considerou que aquela casa de praia, que por muito tempo foi o retiro da família nas férias, não atende mais às expectativas nos tempo atuais? 

Ou ainda, quem sabe, você queira apenas mudar a sua cartela de imóveis sem no entanto movimentar grande parte de seus recursos?

Se você está em uma situação como as descritas acima ou em alguma outra que lhe parece similar, preste atenção: trocar de imóvel por meio de permuta é uma maneira inteligente de dar um upgrade imobiliário em vez de vender uma propriedade que você já tenha para adquirir outra.

Neste artigo, vamos abordar esse modelo de negócio que tem uma série de vantagens como, por exemplo, pagar menos imposto de renda sobre a transação imobiliária.

Vamos começar definindo o que é permuta imobiliária e quais as vantagens dessa alternativa de investimento. Depois vamos apresentar uma solução inteligente para esse tipo de negócio.

Meio legal e vantajoso de trocar de imóvel

Permuta imobiliária é um meio legal e vantajoso de trocar de imóvel dando como entrada um imóvel de que você já seja dono. As regras, no entanto, são bem específicas.

Por isso, acompanhe com atenção o artigo a seguir para não perder nenhum detalhe sobre essa maneira inteligente de economizar, ampliando seus rendimentos ou simplesmente trocando a moradia atual por um lar que atenda às suas condições e ao seu momento de vida atual. 

Regras para a permuta imobiliária

A permuta imobiliária é um modelo de negócio facultado a proprietários de casas, apartamentos, lojas comerciais, lotes, terrenos e, até mesmo, donos de imóveis que ainda estão na planta.

A diferença entre o valor do bem a ser trocado em relação ao novo imóvel é chamada de, sob a ótica da lei, de torna. E é aí que esse modelo de negócio começa a ficar interessante. 

Pois quanto menor a torna, ou seja, a diferença de valor entre o seu imóvel e aquele que você pretende investir, menor é o ganho de capital e, portanto, menor o imposto de renda a ser cobrado pela Receita Federal.

Já no caso de os dois imóveis terem o mesmo valor de mercado, não há incidência de imposto para nenhuma das partes: ninguém sai mordido pelo leão do imposto de renda nesses casos.

Por sua vez, mesmo quando existe um valor de torna, isso não impede que sejam válidos todos os redutores de IR de ganho de capital sobre a transação.

Vantagens de trocar de imóvel em permuta

Como já foi explicado no item acima, a maior vantagem é a redução ou mesmo a total isenção de imposto de renda sobre as transações imobiliárias que se utilizam do mecanismo de permuta. 

Outra vantagem é em relação à burocracia. O imóvel antigo funciona como garantia inicial, facilitando o entendimento entre as partes, que tendem a alinhavar o negócio com muito mais facilidade e menos discussões a respeito de empréstimos e financiamentos.

Existem desvantagens?

A desvantagem é que pode ser difícil encontrar alguém que esteja disposto a fazer a transação por meio da permuta imobiliária.

Isso pode ser especialmente complicado quando a negociação é feita diretamente entre os proprietários. Quando há a intermediação de um agente imobiliário, a permuta vira uma opção mais concreta.

A dica é, portanto, procurar um corretor ou imobiliária consolidada no mercado e que tenha essa modalidade de negócio na sua cartela de opções. 

Além disso, ao procurar orientação de quem é do ramo, você corre menos risco de ter o seu imóvel subavaliado demais pelo proprietário do imóvel que você pretende adquirir.

Mas atenção. É normal uma redução de 10% a 30% no preço do seu imóvel em razão da dedução da comissão pela venda. E também porque as imobiliárias precisam contabilizar o lucro que terão com a venda do seu imóvel.

Outro aspecto importante do ponto de vista do proprietário que busca trocar de imóvel é que há a possibilidade de mudar de ideia antes que o restante do montante seja financiado.

Ou seja, se durante as negociações o imóvel antigo que faz parte da permuta for vendido, a imobiliária pode refazer os cálculos do montante a pagar e dos juros correspondentes.

Procurando trocar de imóvel? Conheça o Upgrade Imobiliário

Consolidada nos mercados imobiliários de Gramado e Torres, a INDEX conta com uma modalidade de negócios que facilita a permuta para quem pretende investir em outro imóvel.

Por meio do Upgrade Imobiliário, donos de imóveis que pretendem trocar de casa ou apartamento (os imóveis residenciais são em geral os componentes mais frequentes nas permutas) encontram knowhow e credibilidade para realizar a operação da melhor maneira possível.Ficou interessado em saber como funciona? Entre em contato com a gente. A INDEX tem ampla cartela de imóveis e estabeleceu essa modalidade de negócios para que você possa trocar de imóvel aproveitando todas as vantagens que a permuta oferece.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *