• Home
  • Investimentos

Planejamento de renda: conheça as melhores opções de investimento para você

planejamento de renda

Com a taxa básica de juros atualmente em seu mínimo patamar histórico, de apenas 2% ao ano, a diversificação, sempre recomendada aos investidores, virou palavra de ordem para quem pretende fazer um planejamento de renda com as melhores opções de retorno financeiro.

Até poucos anos atrás, os fundos de renda fixa eram um porto seguro no mercado financeiro, mas na atual conjuntura econômica a aplicação sofreu queda considerável de rendimento, abrindo as portas para a volatilidade e risco da renda variável, que tem nas ações da bolsa o seu maior exemplo. 

Neste artigo, vamos ajudá-lo a planejar seus investimentos, destacando as melhores opções de investimento para você.

Faça a tarefa de casa e procura se informar sobre o mercado

Primeiramente, vamos consolidar alguns princípios que podem lhe ajudar na tomada de decisão sobre quais tipos de aplicação tendem ser convenientes para você nos próximos meses e anos.  

Conhecer as opções do mercado é uma das prerrogativas recomendadas para quem pretende fazer um planejamento de renda de acordo com características como risco, prazo e taxa de retorno.

Não que seja necessário se tornar um especialista que compreende a fundo todos os intrincados detalhes, as variantes de conjuntura e as informações econômicas que impactam nos mercados imobiliário e de ações, nos títulos públicos e privados e nos fundos de investimento.

Primeira etapa é reconhecer o seu perfil de investidor

Por outro lado, há coisas básicas e essenciais a saber para que o investimento não se torna uma aventura inconsequente. Por isso a primeira etapa é reconhecer o perfil de investidor que mais tem a ver com o seu modo de aplicar capital. 

Vamos falar resumidamente das três categorias de investidor: conservador, moderado e arrojado.

Conservador

É o investidor cuja tolerância ao risco é baixa. As palavras-chaves aqui são: segurança em primeiro lugar;

Moderado

Se considerar interessante a taxa de retorno do investimento, este tipo de investidor pode aceitar índices de risco maiores. Em geral é a categoria de investidor que melhor se adapta a uma carteira diversificada de aplicações;

Arrojado

Mesmo que o dinheiro aplicado fique com pouca proteção, o investidor arrojado não deixará de aproveitar uma oportunidade de ganhos promissores quando enxerga uma pela frente, ainda que os riscos sejam significativos.  

Melhores opções de investimentos para diversificar a renda

Um planejamento de renda é tão mais diversificado quanto maiores os atributos levados em consideração, como os diferentes modelos de investimento e de prazo. 

Atualmente, a procura pela renda variável é uma opção que tem atraído investidores tanto de perfil arrojado, quanto os moderados e conservadores. 

De acordo com dados divulgados pela Bolsa de Valores brasileira em março deste ano, houve incremento de 33% no número de CPFs registrados para compra e venda de ações em relação ao ano de 2019. 

As ações, como são um tipo de investimento de renda variável, não têm retorno previsível. Quer dizer, ao aplicar o dinheiro, o investidor não tem como projetar os ganhos futuros.

Circunstâncias alheias e inesperadas afetam o mercado de ações

A alta volatilidade provoca oscilações frequentes no preço ativo, muitas vezes por circunstâncias totalmente alheias e inesperadas, como ocorreu com as ações das mineradoras envolvidas no rompimento da barragem de Mariana. 

Ou, bem mais recentemente, como ocorreu com as ações da rede de supermercados de origem francesa afetada pela reação da opinião pública após a tragédia ocorrida numa das lojas da companhia em Porto Alegre. 

Outros fatores que podem afetar o desempenho de ações no mercado financeiro são: 

  • Mudanças políticas no cenário nacional ou internacional;
  • Crises econômicas ou de saúde pública;
  • Má gestão da companhia cujas ações você investiu.

Planejamento de renda: conheça as melhores opções de investimento para você

A diversificação da carteira de aplicações, portanto, pode compensar o risco e a volatilidade de curto prazo com opções rentáveis e mais seguras, como os modelos de investimento imobiliário de médio e longo prazo.

Com taxas de financiamento em seus mais baixos índices históricos, os imóveis de médio e alto padrão garantem retorno estável tanto na valorização do bem quanto no rendimento possível por meio de modelos de negócios voltados ao investidor.

A INDEX oferece um novo método de investimento no qual o imóvel adquirido pode ser usado em períodos de férias de acordo as necessidades do proprietário, sem deixar de lucrar com a locação do empreendimento quando ele não estiver sendo ocupado.

Entre em contato

Ficou interessado no modelo de negócios oferecido pela INDEX? Vale destacar que a operação é realizada por meio de parceira exclusiva na gestão de locação com a VHC Hospitality, uma empresa do Grupo CVC Corp.

Esse modelo é pensado especialmente para os investidores. Confira, por exemplo, um dos empreendimentos que permite essa modalidade de rendimento, o Residencial Villaggio, um host friendly da BR Construtora, outra parceira da INDEX.

Para outras oportunidades, entre em contato clicando aqui.lucrar investindo em imóveis na crise

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *