Como a localização do empreendimento influencia no seu valor?

Localização influencia no valor

O principal mantra no mundo dos imóveis é: localização, localização, localização. Isso porque esse é um fator decisivo (o mais decisivo, inclusive) para a sua valorização ou, o contrário, para a sua desvalorização no mercado. Apesar de a localização do empreendimento ser também um fator subjetivo, ou seja, o que é uma boa localização para uma pessoa pode não ser para outra, existem vários fatores objetivos que determinam um bom local para se adquirir um imóvel.

Por isso, na hora de adquirir uma propriedade, é preciso que a localização do empreendimento seja um fator muito bem pensado, principalmente se o objetivo dessa aquisição é investir para alcançar uma maior rentabilidade no futuro.

Fatores para se levar em conta sobra a localização do empreendimento

A cidade onde o imóvel está inserido

Casas e apartamentos (ou até mesmo escritórios e outros empreendimentos) tendem a ter mais valor em cidades com menos espaços disponíveis. Cidades com muitos espaços disponíveis provavelmente estão sofrendo com o êxodo urbano, e às vezes possuem mais imóveis do que habitantes. Assim, empreendimentos nessas cidades tendem a perder valor.

O bairro no qual o empreendimento está localizado

Assim como as cidades, os bairros também possuem uma subjetividade. Muitas pessoas gostam de morar em bairros mais afastados, rurais; outras querem estar no meio da cidade. No entanto, alguns fatores-chaves para uma propriedade de mais valor são: acessibilidade, aparência, comodidade e segurança.

Em termos de acessibilidade, é preciso procurar um bairro situado próximo às principais vias da cidade. O deslocamento ao trabalho ainda é uma grande parte da rotina diária das pessoas, então a localização perto de locais de acesso ao transporte público, por exemplo, é muito mais valorizada. 

Na questão da aparência, a beleza do bairro é importante. Áreas verde, parques comunitários, locais para a prática de exercícios ao ar livre, arquitetura das casas e edifícios… tudo soma pontos para valorizar um imóvel.

Já no quesito comodidades, a proximidade a lojas, restaurantes, supermercados, clínicas, hospitais e outros locais de conveniência também ajuda a valorizar um imóvel. A qualidade das escolas e creches perto do empreendimento é outro fator a ser analisado.

Por último, não se pode esquecer da segurança. Um bairro com baixo índice de criminalidade é obviamente um melhor local para se investir. 

O potencial de desenvolvimento do local

A cidade ou o bairro de localização do empreendimento pode não ter todas as comodidades citadas acima. Ainda. É preciso estudar o processo de desenvolvimento do local. Há planos futuros para a construção de escolas, hospitais, transporte público e outras infraestruturas que certamente aumentarão o valor das propriedades locais? Esse é um bom local para se investir em imóveis. Mas, atenção: muita proximidade a escolas, estações de metrô ou hospitais pode diminuir o valor do imóvel, por conta do barulho e tráfego intenso.

A localização do condomínio

Seja uma casa, um apartamento ou um imóvel empresarial, é necessário verificar sua microlocalização, que vai além da cidade e do bairro. Muitos empreendimentos ficam dentro de condomínios, e esses locais devem ser analisados também. Qual é a infraestrutura desse condomínio? Possui estacionamento coberto, áreas coletivas, mas também alta privacidade? O condomínio está localizado perto de vias muito barulhentas e movimentadas, ou, apesar de próximo das vias, o local é mais tranquilo? Tudo isso faz parte dos quesitos de localização do empreendimento que vão contar para a avaliação do valor final desse imóvel. 

A vista e a maneira na qual o sol entra no imóvel

Dependendo da localização do imóvel, a vista é mais ou menos interessante. Até mesmo no mesmo prédio, apartamentos idênticos, mas, sendo um com vista para o mar e outro de costas para ele, têm valores distintos. A forma como o sol bate nesse apartamento também vai depender de sua localização. Sol da tarde, com muita intensidade, geralmente desvaloriza o imóvel. Já o sol da manhã tende a valorizá-lo. Se o imóvel não pega nenhum tipo de sol, nem pela manhã, nem pela tarde, também tende a desvalorizar.

Por que investir em imóveis bem localizados?

Apesar de a localização do empreendimento ser um fator subjetivo, como já abordamos anteriormente, existem muitos aspectos que podem ser analisados objetivamente. Na verdade, muitos estudos sustentam que 25% do valor de um empreendimento provém da sua localização. E esse já é um motivo suficiente para que a localização seja muito bem analisada ao se investir em um imóvel. Outros motivos são:

Valorização

A procura por imóveis bem localizados é muito maior do que a oferta. Além disso, esses locais possuem um crescimento constante, com o surgimento frequente de novos estabelecimentos comerciais, parques, hospitais, clínicas, lojas, etc. Assim, essas propriedades naturalmente se valorizam, tornando-se excelentes investimentos.

Liquidez

Por conta dessa maior procura por imóveis bem localizados, esses estabelecimentos possuem uma maior liquidez ao investidor, ou seja, ele pode transformar a propriedade em dinheiro de forma muito mais rápida que um imóvel sem muita procura.

Solidez patrimonial

Um imóvel bem localizado é um patrimônio muito mais sólido do que as propriedades que estão em regiões desfavorecidas nos quesitos crescimento, valorização, segurança, etc.

Diversificar a carteira de investimentos: imóveis com localizações distintas

Para o investidor que deseja apostar na diversidade de sua carteira de imóveis, o que é a melhor opção, sem dúvidas, é preciso adquirir empreendimentos em localizações diversas, cada uma com suas características, sempre analisando os quesitos abordados mais acima. Isso porque, apesar de ser um investimento seguro, os imóveis podem sofrer variações de mercado, e uma dessas variáveis é sua localização.

Por exemplo, se você precisa de liquidez e tem um imóvel adquirido em uma área em desenvolvimento e outro em um local já consolidado, valerá mais a pena vender o empreendimento na área já consolidada e esperar para que o outro valorize um pouco mais. É por isso que atuar junto a consultores desse tipo específico de investimentos é muito importante para se criar uma estratégia bem planejada.

Quer investir em imóveis, mas não sabe como começar? Ou quer ampliar sua carteira de empreendimentos? Entre em contato conosco que teremos uma proposta para você!

Investir em imóveis na crise

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *