Como começar a investir em imóveis no Sul?

Investir em imóveis no sul gramado rs

A atual conjuntura econômica afetou profundamente a atividade industrial e o mercado financeiro brasileiro. Um dos setores que se mantiveram lucrativos foi o segmento imobiliário.

A instabilidade da bolsa e a alta do dólar mexeram com o setor financeiro. Investidores passaram a enxergar nos imóveis uma das poucas saídas disponíveis no momento.

O fluxo de capitais é como a água, que escorre sempre pelo caminho mais fácil. No caso dos investimentos imobiliários, há muitos caminhos direcionados para o Sul do país.

A região do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Curitiba apresenta, no geral, uma série de vantagens para quem deseja saber como começar a investir em imóveis no Sul.

Neste artigo, vamos mostrar que morar no Sul, comprar casa ou apartamento na região, é um sonho perfeitamente realizável para qualquer brasileiro residente no território nacional ou mesmo fora dele. 

Motivos e atrativos para investir na Região Sul

Seguindo à risca a usual regra de que sempre é bom conhecer o que você está comprando, vamos falar, nos itens abaixo, sobre os motivos e atrativos para se investir em imóveis no Sul.

Qualidade de vida

Com diversos municípios no topo da lista de IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), a Região Sul reúne diversos motivos que a fazem ser referência nacional em qualidade de vida.

As pequenas propriedades de colonos europeus são um fator que moldou, em grande parte, a estrutura sócio-econômica dos três Estados do Sul. Criou-se assim uma cultura de empreendedorismo.

Isso é verificável sobretudo nas cidades de médio porte, onde a segurança e o acesso à saúde e educação, além da expectativa de vida, contribuem para os altos índices de desenvolvimento humano. 

Turismo

Praias belíssimas, paisagens de montanha, campos, vales de colonização europeia, cidades charmosas e bem cuidadas, parques temáticos, ampla rede hoteleira, hospitalidade, cultura, gastronomia…

Todos esses atrativos, além da ótima infraestrutura, tornam o Sul um celeiro de pólos turísticos onde lazer, trabalho e lucros se combinam como em nenhuma outra região do país.   

Comprar casa no Sul é a chance de morar onde muitos brasileiros querem passar férias. Sem falar nas possibilidades de gerar renda com o imóvel adquirido por meio de aplicativos de estadia. 

Economia

A diversidade econômica da Região Sul é notória. Agronegócio, indústrias, comércio e varejo, serviços, setor turístico e demais atividades fornecem condições privilegiadas para os negócios.

Além disso, o espírito empreendedor, que é um dos pontos em comum dos três Estados do Sul, é exemplo de resiliência e força de vontade para superar as dificuldades históricas e conjunturais do Brasil.  

Geografia e recursos naturais

Morar no Sul é estar perto de tudo. Ao longo do ano, é possível vivenciar lugares, momentos e sensações diversas sem precisar viajar longas distâncias. 

Pouco mais de uma hora de carro separa as atrações culturais de Porto Alegre do aconchego colonial de Gramado e demais cidades da Serra Gaúcha. 

Em Santa Catarina, as belas praias do litoral ficam a duas horas, em média, tanto de cidades do Planalto Serrano, pólos do turismo de inverno, quanto de cidades típicas da colonização europeia, como Blumenau, Brusque e Pomerode.

O mesmo ocorre em Curitiba, localizada entre as belezas do pequeno e maravilhoso litoral paranaense e a hospitalidade das cidades do interior. 

Setor imobiliário forte

O segmento imobiliário da Região Sul se consolidou ao longo dos anos com a marca da qualidade, inovação e segurança nos investimentos.

São exemplo de ótimas cidades para se investir em imóveis:

  • No Rio Grande do Sul: Torres, Gramado, Caxias do Sul, Santa Maria, Novo Hamburgo, Pelotas, Canoas; 
  • Em Santa Catarina: Florianópolis, Balneário Camboriú, Itajaí, São José, Blumenau, Chapecó, Joinville, Criciúma, Jaraguá do Sul;
  • No Paraná: Curitiba, Ponta Grossa, Londrina, Maringá, Cascavel, Apucarana, Toledo, Umuarama, Guarapuava, Foz do Iguaçu. 

Como começar a investir em imóveis no Sul?

Uma dica para começar a investir em imóveis no Sul é fazer o que você está fazendo ao ler este artigo: buscar informação. Principalmente, é claro, se você mora em outra região do país.

Procurar empresas consolidadas no mercado imobiliário do Sul do país é outro ponto importante a ser levado em consideração.

Como se viu logo acima, atrativos e motivos para comprar casa no Sul não faltam. Tampouco empresas de qualidade para ajudá-lo na empreitada.

É fundamental também adequar as suas necessidades ao lugar onde investir. Por exemplo, se a sua área de atuação está relacionada com o agronegócio, Chapecó, no oeste catarinense, apesar de bastante distante do litoral, pode ser a melhor opção.

No geral, no entanto, como já falamos neste artigo, a Região Sul oferece condições únicas, graças à sua geografia e infraestrutura, para quem busca conciliar trabalho e lazer.

Entre em contato

Se você ficou interessado em investir em imóveis no Sul e quer saber em mais detalhes as opções disponíveis no mercado, entre em contato com a gente clicando aqui. Você não vai se arrepender: o Sul te espera!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *