É possível comprar imóvel na planta a preço de custo?

É possível comprar imóvel na planta a preço de custo?

Quem procura imóvel na planta para investir ou morar enfrenta uma série de incertezas. Apesar da significativa redução no custo final, o investidor ou futuro morador precisa entender que essa economia também tem o seu preço.

E o preço é a disposição e dedicação exigidas para mergulhar junto na obra, encarando com resiliência todas as situações que podem surgir ao longo do empreendimento até a entrega das chaves.

Isso é ainda mais verdadeiro na modalidade de obra por administração. Então, você pode perguntar, é mesmo possível comprar imóvel na planta a preço de custo?

Sim, e sai muito mais em conta. Só não se esqueça do empenho necessário em acompanhar a obra e da exigência de tomada de decisão em diversos momentos da construção. Esse desgaste tem de ser considerado.

Vamos ajudá-lo nisso com as informações apresentadas neste artigo. O objetivo do texto é dar um panorama das possibilidades envolvidas na compra de um apartamento na planta e a preço de custo. 

Por que comprar imóvel na planta a preço de custo?

Comprar imóvel na planta a preço de custo pode ser uma opção muito vantajosa. Confira:

Customização

Essa é uma das principais vantagens de comprar imóvel na planta. Dependendo da construtora ou incorporadora, há maior ou menor flexibilidade para customizar e decorar o apartamento.

Por isso é bom checar o que pode ser alterado. O mais comum é a possibilidade de escolher acabamento, piso e/ou instalações de banheiro e área de serviço.

Mas alterações maiores, como criar uma cozinha americana derrubando paredes da sala, também são possíveis. 

A principal dica neste item é pedir o memorial descritivo do imóvel. Ou seja, o documento que traz informações sobre escritura e tamanho do terreno, material de construção empregado e demais detalhes do apartamento.

Com isso em mãos, você tem certeza de tudo que está sendo contratado para a entrega. É fundamental sobretudo em obras de administração, cujas decisões sobre a obra podem ser tomadas durante a construção.

Preço e valorização

Eis outra grande vantagem de comprar imóvel na planta. Além disso, ganha-se tempo para somar recursos e fazer o planejamento financeiro. 

O valor de entrada do investimento é geralmente passível de negociação, assim como os aportes mensais. Em apartamentos a preços de custo, o negócio é ainda mais vantajoso, como veremos.

A valorização do imóvel na planta gira entre 20% a 50% dependendo do prazo de construção de outros fatores.

Imóvel a preço de custo

Se você, além de adquirir o imóvel na planta, optar pela modalidade de construção a preço de custo, sua economia será ainda maior.

Nessa modalidade de negócio, também chamada de obra por administração, forma-se um condomínio de compradores, investidores ou incorporadores que vão bancar todas as despesas do empreendimento.

A obra em si e tudo que diz respeito ao gerenciamento da obra ficam a cargo de uma construtora contratada, cuja remuneração é garantida por meio de uma taxa de administração em torno de 20% do custo total da empreitada. 

Risco maior

Imóvel na planta é, obviamente, um imóvel ainda não construído. Isso, por si só, já faz a aquisição na planta ser mais arriscada do que comprar um imóvel pronto e acabado.

Daí a extrema importância de contar com empresas sólidas e idôneas. Portanto, busca informações sobre a construtora, incorporadora ou agente imobiliário responsável pelo empreendimento.

Uma das maneiras de fazer isso é consultar o Procon para checar se há muitas reclamações sobre a empresa. Também é possível levantar dados sobre a receita da empresa e se ela tem dívidas altas com o INSS.  

Entrega das chaves

Essa é uma desvantagem importante a ser considerada. Quem compra imóvel na planta não pode ter urgência para se mudar para o apartamento ou casa novos. 

Se você mora de aluguel, coloque na ponta do lápis a despesa da locação ao longo do período previsto da obra em questão. Tenha em mente, portanto, que tudo tem seu preço e nem sempre isso é um valor financeiro, pois o custo pode ser o tempo de espera.

Por isso que o imóvel na planta costuma ser mais procurado por aqueles que não têm pressa para se mudar para o novo lar.  

Quando o imóvel na planta for concluído e entregue, paga-se então a taxa das chaves e o aluguel pode ser enfim considerado coisa do passado. 

Imóvel na planta costuma funcionar muito bem para quem não precisa se mudar rapidamente, mas, ao mesmo tempo, não consegue poupar o suficiente por conta própria e precisa ser “forçado” a fazê-lo.

Então, vale a pena comprar imóvel na planta?

É possível, portanto, comprar imóvel na planta a preço de custo, sem esquecer de considerar os prós e contras apresentados neste artigo. 

Se você quiser saber mais, ou se informar sobre as oportunidades de negócio em Torres (RS) ou Gramado, entre em contato com a INDEX clicando aqui.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *