Descubra o charme dos apartamentos com fachadas coloniais

Descubra o charme dos apartamentos com fachadas coloniais

Tem coisas que nunca saem de moda e uma delas, quando falamos de arquitetura, é a fachada colonial. Quando estamos diante de um imóvel com esse estilo arquitetônico não raro imaginamos que lá dentro vamos encontrar ambientes aconchegantes e com personalidade. 

Lendo este artigo você vai ficar sabendo o que caracteriza o estilo colonial, vai conhecer um pouco de sua história, e também vai se surpreender com as possibilidades que ele oferece inclusive em fachadas de apartamentos. 

Aliando tradição e modernidade, charme e elegância

Um dos principais motivos de o estilo colonial se manter em voga é a sua capacidade de aliar tradição e modernidade, charme e elegância. 

Historicamente, a arquitetura colonial é uma das tradições enraizadas pelo domínio português ao longo do período em que o Brasil era parte do reino lusitano, do descobrimento às primeiras décadas do século 19. 

Influências trazidas pela imigração européia

Poucos anos mais tarde, devido ao início da imigração de alemães, italianos e europeus de outros países, o estilo evoluiu regionalmente de acordo com as influências trazidas por essas diferentes nacionalidades que deixavam o Velho Continente em busca de melhores condições de vida no Novo Mundo. 

Atualmente, é possível afirmar que uma fachada tem estilo colonial quando apresenta características como as explicadas, de maneira breve, a seguir.

Telhado

Um telhado entrecortado, com várias quedas d’água, e em inclinação que facilita o escoamento da chuva, é uma das marcas mais fortes do modelo colonial.  

Colunas

Essas estruturas verticais que sustentam telhados e varandas são outra característica marcante desse estilo arquitetônico. Uma típica casa colonial brasileira é aquela com longas varandas, muitas vezes circulando toda a extensão do imóvel.

Janelas

Aberturas em formato arredondado, principalmente na parte superior, são componentes característicos da fachada colonial. Essa angulação não é apenas decorativa, mas também utilitária, pois permite a entrada de mais luz no interior dos cômodos, mesmo quando fechadas.

Quanto à composição do estilo como um todo, as fachadas podem ser divididas em dois grandes grupos, rústicas e modernas.

Rústicas

A clássica fachada colonial é de tijolo à vista, com colunas de madeira, pisos de cerâmica rústica e peças antigas ou artesanais. 

Modernas

O estilo fica marcado de forma mais sutil, seja pela mistura com materiais contemporâneos, seja pela combinação de referências rústicas com estruturas arquitetônicas atuais. 

O estilo colonial moderno é bastante presente em cidades onde a imigração européia deixou profundas marcas culturais que se refletem na arte, na comida, no modo de viver… E também de morar. 

Modelo colonial com forte influência do estilo alemão enxaimel

Gramado é um bom exemplo. Pólo do turismo cultural na Serra Gaúcha, a cidade esbanja tradição, charme, conforto e sofisticação. Aqui o modelo colonial sofre forte influência do estilo enxaimel alemão.

Muitos empreendimento modernos da cidade são prédios de apartamentos que contam com fachadas remetendo a grandes mansões coloniais, com telhados aparentes divididos em quedas d’água e com materiais rústicos como madeira e pedras ornando janelas e esquadrias modernas.

Já o espaço interior acompanha a sofisticação externa aliando luxo e modernidade na decoração dos apartamentos, que podem ser de 1, 2 ou 3 quartos.

Facilidade para negociar e valorização garantida

O estilo elegante e o cuidado externo não só com a fachada, mas também com o paisagismo, chamam a atenção, enquanto a variedade no tipo de apartamento facilita a melhor negociação.

A valorização é outro aspecto a ser considerado. O resgate do passado na fachada aliado ao alto padrão interno tornam apartamentos como esses uma solução completa para investir ou morar. 

Residencial Villaggio é um charmoso empreendimento Host Friendly

Gramado recebe turistas o ano inteiro e isso motivou o mercado imobiliário a criar alternativas interessantes. Uma delas é o Residencial Villaggio, um empreendimento Host Friendly da BR Construtora, parceira da Index. 

Trata-se de um prédio de quatro andares com fachada colonial e soluções criativas, como opção de decoração, gestão de locação exclusiva com a VHC Hospitality (empresa do Grupo CVC Corp) tudo pensado especialmente para os investidores. 

Gramado Haus tem arquitetura colonial

Outro exemplo de empreendimento Host Friendly com fachada colonial moderna é o Gramado Haus, que oferece opções de apartamentos de 1 e 2 quartos.  

Além da arquitetura diferenciada e localização privilegiada numa das áreas mais tranquilas da cidade, o empreendimento da BR Construtora é Host Friendly, indicado para quem quer ter um imóvel “PRODUTIVO”, ou seja, você pode usar no seu lazer e quando não estiver usando, deixar no “Pool” de locação e obter renda o ano todo em Gramado. 

Apartamentos 100% Prontos já Recebendo Locações

Outro projeto da BR Construtora com fachada colonial européia é o Paradiso, que conta com condições únicas no mercado. São apartamentos 100% prontos, mobiliados e equipados para morar ou alugar. Você compra e já sai usando e locando através da Plataforma da VHC Hospitality (empresa do Grupo CVC Corp).

Vale lembrar que a Index oferece facilidades no financiamento, além de rentabilidade proporcionada pelos empreendimentos, fazendo com que o investimento compense.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *