Como começar a investir em imóveis?

Como começar a investir em imóveis?

Se você nunca pensou no mercado imobiliário como fonte de renda, mas agora cogita começar a investir em imóveis, há boas notícias. A conjuntura econômica está bastante favorável para esse modelo de investimento tradicional e seguro. 

Neste artigo, vamos dar dicas de como entrar nesse universo de apartamentos, casas, lojas e terrenos. Também vamos elencar as vantagens que o mercado imobiliário apresenta no momento atual e também alguns cuidados para evitar erros comuns de quem está começando nesse modelo de negócio.

Motivos para começar a investir em imóveis agora

Uma série de circunstâncias econômicas, políticas e sanitárias indicam a recuperação da economia a médio prazo. Quem souber aproveitar o momento atual, portanto, tende a colher excelentes frutos nos próximos anos e também em 2022.

Vamos a seguir pontuar e explicar os principais motivos para que você comece a investir em imóveis agora:

Taxa Selic

Com a taxa básica de juros no menor patamar (2%) de toda a história, as aplicações de renda fixa, que por muitos anos foram uma boa opção, deixaram de ser atrativas. Por isso, muitos investidores migraram, por exemplo, para ações de empresas na bolsa de valores.

Mas nem todos têm o perfil necessário para enfrentar as flutuações do mercado financeiro. Nessa hora, quem quer arriscar pouco acaba optando por modelos mais seguros e tradicionais. 

Com a vantagem de que esse modelo de investimento também evoluiu nos últimos anos, principalmente em função dos aplicativos de acomodação online, como as plataformas Airbnb e Booking.

Desse modo, com juros baixíssimos e possibilidade de gerar renda rapidamente, os financiamentos de móveis nunca estiveram tão atrativos como agora.

Atual conjuntura econômica 

Os preços dos imóveis estavam há quatro anos sem reajuste, segundo os índices econômicos que medem a inflação do país. A primeira alta ocorreu no ano passado: 3,67%.

Ainda assim, a porcentagem é menor do que a inflação projetada para o período, que é de 4,38%. Isso significa que o investidor que está começando no mercado imobiliário vai encontrar ótimas opções de compra na conjuntura atual. 

Além disso, a volta à normalidade das atividades pós-pandemia, algo esperado para médio prazo, vai aquecer o mercado imobiliário, favorecendo quem aproveitou o momento atual, que é o início da recuperação econômica.

Dicas para investir em imóveis

Agora que você entendeu porque o momento atual favorece o investimento no mercado imobiliário, vamos apresentar dicas para evitar os erros mais comuns que os iniciantes no ramo cometem.

Investir em terrenos

Em geral, é um investimento com aporte inicial menor, mas excelentes perspectivas de valorização a longo prazo. Para tanto, é preciso escolher um terreno bem localizado.

A dica é justamente esta: priorize a localização em vez do tipo de terreno, pois grandes empreendimentos muitas vezes são erguidos em locais que antes pareciam não ter valor nenhum aos olhos das pessoas comuns.

Compre imóveis na planta

Com a tendência de valorização nos preços dos imóveis iniciado no ano passado, comprar imóveis na planta voltou a ser uma alternativa interessante para quem pretende investir em imóveis buscando retornos a curto e médio prazo.

Muitas vezes o valor pago na planta chega a ser 30% do preço final após a conclusão da obra e entrega das chaves. 

No entanto, assim como na compra de terrenos, seja criterioso na avaliação e considere fatores que aumentam a liquidez do imóvel quando ele for concluído, como tipo, localização, padrão de qualidade e segurança do entorno. 

Considere imóveis para locação

A revolução proporcionada pelas plataformas e aplicativos de aluguel temporário de casas e apartamentos ampliou o leque de rendimentos dos proprietários de imóveis. 

Além do rendimento maior, esse modelo de negócio permite, por exemplo, que você adquira um imóvel e possa usá-lo em seu período de férias, alugando as restantes datas ao longo do ano em que você não o estará ocupando.

Há imobiliárias, inclusive, que oferecem a possibilidade de gerenciar as estadias de visitantes de modo que a você caiba apenas desfrutar dos rendimentos gerados. 

É o caso da INDEX, que conta com infraestrutura Host Friendly pronta para o Airbnb.

Invista com a razão e não a emoção

Adquirir um imóvel é brincar com os sonhos. Acontece muitas vezes de o investidor desistir do melhor negócio em prol da alternativa que mais tem a ver com o desejo e o coração. 

Isso também cria condições para compras por impulso. O que é uma atitude potencialmente perigosa na compra de um bem com valor tão alto como o de um imóvel.

Por isso a dica é: procure uma imobiliária consolidada no mercado, com corretores sérios e experientes. Não esqueça de que você está começando. Portanto, toda a ajuda e experiência alheias devem ser bem-vindas.

Entre em contato

Para ver opções de imóveis para investimento nas cidades de Gramado e Torres, boa parte deles com opção de modelos de negócio intercalando moradia e aluguel, entre em contato com a gente!

lucrar investindo em imóveis na crise

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *