Conheça os diferenciais de um apartamento smart

Apartamento Smart

A tecnologia pode ser definida, a grosso modo, como a ciência aplicada para que as pessoas levem uma vida mais prática e confortável. E onde isso poderia fazer mais sentido do que no lugar onde moramos? Afinal quem nunca sonhou em ter uma casa moderna, prática e fácil de manter? No setor imobiliário brasileiro isso já é possível com as smart homes, espaços compactos que aliam modernidade e praticidade, além de ser excelentes oportunidades de investimento. Se ficou interessado, continue a leitura e conheça os diferenciais de um apartamento smart.

Três palavras são em geral empregadas para definir o conceito de smart home: tecnologia, sustentabilidade e custo-benefício. Em um apartamento smart, por exemplo, você pode encontrar aprimoramentos tecnológicos tais como fechaduras inteligentes e automação de luz e temperatura ambientes, com lâmpadas e pontos de ar condicionado passíveis de controle pelo celular através de wi-fi ou bluetooth. 

Conheça os diferenciais de um apartamento smart

Vamos detalhar a seguir algumas tecnologias que podem ser encontradas num apartamento smart:

Sensores de chegada

Um sistema reconhece a chegada do morador de modo a deixar o ambiente de acordo com as suas preferências. Luzes, temperatura e música são alguns dos itens que podem ser programados. 

Funcionamento da casa

Que tal mudar a tonalidade da iluminação, abrir a janela, ajustar o ar condicionado e ligar a televisão usando apenas um dispositivo? Essa espécie de controle universal da casa costuma ser praxe em smart homes.

Circuito fechado de câmeras de segurança

Além de monitorar qualquer movimento no entorno da residência, o sistema permite notificá-lo, por exemplo, que uma visita está chegando.

Banheiros automatizados

Controle a temperatura do chuveiro, ligue a banheira, coloque uma música ambiente, reaproveite a água do banho nas privadas. 

Portas biométricas

Sem precisar de chave para abrir a porta, você nunca mais vai ter que se estressar por tê-la esquecido sabe-se lá onde…  

Geladeira inteligente

Um aparelho que lhe informa o que tem nele e ainda dá dicas de receitas com base nos seus mantimentos. Precisa falar mais alguma coisa?

Empreendimentos smart também tendem a ser construídos com planejamento focado em sustentabilidade. Reaproveitamento de recursos hídricos, atenção à mobilidade urbana e incentivo à convivência em comunidade são tópicos levados em consideração por construtoras que investem nesse segmento.

Compactos e com soluções criativas

Além disso, como são em geral imóveis compactos e com soluções criativas, as smart homes contemplam o anseio atual de acumular menos e viver mais, morando num ambiente que demanda pouco tempo para deixar tudo limpo e organizado. 

Outro ponto forte nos empreendimentos smart são as facilidades oferecidas nas áreas de convivência. Espaço de coworking, lavanderia, espaço fitness e até, em alguns casos, oferta de pequenos empreendimentos comerciais e de serviços.

Uma casa que facilita a vida e reduz custos

Tudo isso não só facilita a vida, mas também reduz custos. Podendo resolver várias tarefas do dia-a-dia no próprio empreendimento, a economia de tempo e energia é recompensadora em muitos sentidos.

Como são compactos, apartamentos em edifícios smart são bastante procurados por casais ou por quem vai morar sozinho. Esse é um ponto essencial para quem quer investir nessa tendência, uma vez que imóveis menores e modernos têm grande potencial e valorização e liquidez. 

A seguir vamos destacar pontos fortes do investimento nesse segmento do mercado imobiliário.

Economia de dinheiro

Sistemas inteligentes de iluminação geralmente empregam dimmers para regular a intensidade da luz, o que gera menos gasto de energia elétrica. A mesma economia é possível com diversos aparelhos eletrônicos, no sentido de que, por exemplo, se você esqueceu alguns deles em funcionamento, como a tevê, pode desligá-lo remotamente pelo celular.  

Valorização do imóvel

Empreendimentos no conceito smart ainda são novidade no mercado imobiliário brasileiro. Ou seja, há um nicho se formando e quem entrar no segmento pode obter bons rendimentos num modelo de imóvel que representa o futuro das habitações.

Liquidez

Da mesma maneira que tem grande potencial de valorização, um apartamento smart tem características próprias que o tornam atrativo para comercialização. Aliado à isso, há a mudança de perfil dos compradores, muitos deles casais sem filhos ou jovens que desde cedo planejam ter o seu espaço próprio sem custos mensais de aluguel.

Smart Lux, em Torres

Mas onde posso encontrar um empreendimento smart? A Index conta com um empreendimento do tipo em Torres, o Smart Lux. Localizado no melhor balneário do litoral gaúcho, ao lado da Praça João Neves da Fontoura, conhecida como Quatro Praças, o Lux conta com excelente infraestrutura, próximo ao centro da cidade e à praia, com lazer e tranquilidade durante o ano todo. 

Além de todas as comodidades de um imóvel de alto padrão, ele é o primeiro na cidade de Torres a ter esse conceito de empreendimento inteligente.

Você pode conseguir mais informações clicando aqui no site do empreendimento Smart Lux.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *