Aluguel para temporada em Gramado: saiba como começar a investir

gramado pedalinho

Quem viveu os anos pré-internet lembra como era comum no verão, em balneários ou cidades turísticas brasileiras, a presença de moradores às margens das principais vias urbanas da localidade segurando cartazes em que ofereciam casas e apartamentos para aluguel de temporada. 

Embora a cena possa parecer insólita nos tempos atuais, ela indica como o aluguel para temporada em Gramado e em outras cidades eminentemente turísticas sempre foi um bom negócio. 

Mesmo sem os recursos e conhecimentos disponíveis hoje em dia para se informar e saber como começar a investir, aqueles proprietários iam em frente, com a cara e a coragem. 

Chega a ser incrível imaginar que a iniciativa dava certo, na maioria dos casos, apesar tanto da carência de recursos de divulgação (muitos daqueles cartazes não informaram nem o número de telefone de contato) quanto do escasso compartilhamento de informações, que não passava do tradicional boca a boca a não ser quando o proprietário comprava um anúncio nos classificados do jornal local.

Neste artigo, vamos falar do aluguel para temporada em Gramado e repassar conteúdo para que você saiba como começar a investir e obter renda com o turismo na Serra Gaúcha.

Por que começar a investir em aluguel para a temporada

O primeiro motivo é que o aluguel de temporada é, no Brasil, uma fonte extra de renda com lucratividade equivalente a de países europeus. 

Segundo o portal AlugueTemporada, o mercado nacional movimenta mais de 1 bilhão de dólares por ano com esse tipo de negócio, um montante comparado ao de países como Espanha e Itália.  

Por se tratar de um modelo de negócio que permite ao proprietário também usufruir do imóvel em períodos de menor procura ao longo do ano, o aluguel de temporada oferece mais vantagens e tende a ser mais lucrativo do que os contratos de locação anual. 

Essa lucratividade maior é o que faz compensar, ao longo do tempo, o investimento inicial na aquisição do imóvel, que também é significativo, pois em geral se trata de um bem de alto padrão, em localização privilegiada, com excelente infraestrutura e alto nível de segurança.

O comportamento do brasileiro enquanto turista também ajuda a fazer boas projeções de ganho no aluguel do imóvel por temporada. 

Uma pesquisa encomendada pelo Fórum Panrotas, uma aliança institucional com diversos players do mercado turístico, revelou que 94% dos brasileiros têm interesse em viagens e turismo. 

Em números absolutos, o estudo mostrou que existem hoje no país 102,5 milhões de viajantes.

A explosão das plataformas digitais para aluguel de temporada

Nos últimos anos, com a explosão de plataformas digitais de aluguel de temporada, como o Airbnb, aumentou consideravelmente a demanda por imóveis individuais, onde espaço, privacidade e conforto contam muitos pontos. 

Se o lugar for bem localizado e tiver infraestrutura completa, melhor ainda.

Entre as dicas mais relevantes para o marketing do imóvel de temporada, podemos destacar, pontualmente, as seguintes:

  • Local limpo e em bom estado de conservação, com tudo funcionando como previsto;
  • Divulgação apropriada e eficiente em sites de aluguel, como o Airbnb;
  • Valor da diária de acordo com o praticado pelo mercado para um imóvel do mesmo padrão, comodidades e facilidades;
  • Imóveis não apenas mobiliados, mas com pelo menos um toque especial na decoração, fotografam melhor e consequentemente chamam mais atenção nos sites e aplicativos de aluguel.

Aluguel para temporada em Gramado: saiba como começar a investir

Em Gramado, assim como em todas as cidades turísticas, plataformas como o Airbnb têm conquistado cada vez mais espaço. 

A maioria dos sites e apps de aluguel oferecem excelentes recursos para gerenciar reservas, se comunicar com os hóspedes, organizar o calendário, concretizar o pagamento e garantir a segurança e bom convívio entre proprietários e os locatários de temporada. 

Ou seja, se o seu objetivo é começar a investir em aluguel para temporada em Gramado, dê o primeiro passo nesse sentido se familiarizando com a plataforma Airbnb, por exemplo. 

Se possível, reserve para você mesmo um fim de semana em um imóvel de aluguel bem conceituado na cidade.

Repare no cuidado que o proprietário demonstra para o cliente através dos detalhes. Tanto na experiência de check in quanto no decorrer da estadia, com dicas sobre lugares para comer e passear. 

Proprietários se surpreendem com o retorno 

Principalmente, converse, se possível, com o proprietário, seja pessoalmente ou através de mensagens. 

Quem já aluga seguindo esse modelo de negócio em geral gosta de dividir o que aprendeu com a própria experiência. E, acredite, isso pode fazer toda a diferença. 

Em Gramado, há vários cases de sucesso de proprietários que se surpreenderam com o retorno do investimento. 

Depois do contato inicial e das primeiras estadias, você com certeza vai superar eventuais restrições e até se surpreender com a satisfação que o aluguel de temporada proporciona ao proprietário quando percebe o sorriso, alegria e vontade de voltar que ficam evidentes na fisionomia dos clientes bem atendidos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *