Como ganhar dinheiro através do Airbnb?

Como ganhar dinheiro com Airbnb

Ganhar dinheiro no Airbnb é uma realidade para milhares de brasileiros. A plataforma de aluguéis criada em 2008 cresceu rapidamente como uma facilitadora entre anfitriões e hóspedes.

Se no início o Airbnb era apenas um site para pessoas que alugavam quartos disponíveis em suas próprias casas (vem daí, por sinal, o BnB da sigla, que é uma abreviatura consagrada em inglês para bed and breakfast — cama e café da manhã), hoje é muito mais.

Não é por acaso que o Airbnb cresceu tanto. As ferramentas digitais incorporadas na plataforma ao longo dos anos tornaram o processo cada vez mais simples e acessível a todos.

Aliás, saber como usar a ferramenta é a parte menos complicada atualmente. A maior dificuldade de quem aluga é fazer o marketing do seu produto, seja ele apenas um quarto na sua casa, um apartamento ou casa inteiros ou uma experiência que você oferece ao hóspede.

Para se ter uma ideia da variedade e quantidade de acomodações disponíveis, olha só o que o Airbnb divulgou em setembro de 2020:

“Oferecemos 90 mil cabanas, 40 mil fazendas, 24 mil microcasas, 5.600 barcos, 3.500 castelos, 2.800 iurtas, 2.600 casas na árvore, 1.600 ilhas privativas, 300 torres de farol e 140 iglus.” 

Neste artigo, vamos ajudá-lo a entender tudo isso de uma maneira simples. Além de dicas sobre como destacar seu produto na plataforma ou de como gerenciar esse negócio, faremos um passo a passo de como começar a ganhar dinheiro através do Airbnb. 

O que é o Airbnb e como ele funciona

Como falamos acima, o site começou em 2008. A história, no entanto, teve início no ano anterior, quando os americanos Nathan Blecharczyk, Brian Chesky e Joe Gebbia, então estudantes de design, estavam sem dinheiro para o aluguel onde moravam, em São Francisco.

Como haveria uma conferência de designers naquele ano na cidade, e os hotéis da região estavam lotados, os três decidiram alugar espaços dentro da casa deles, como a sala, cozinha, quarto dos fundos (e até um colchão inflável!).

Mas em vez de serem procurados por outros designers, acabaram hospedando uma mulher de meia idade, um indiano e um pai de família. Foi aí que perceberam o futuro do negócio.

Esse compartilhamento de espaços dentro da própria residência foi o começo de um negócio que hoje está presente em mais de 220 países e regiões, com 5,6 milhões de anúncios ativos em todo o mundo.

Para ingressar nesta comunidade planetária e ser um afiliado Airbnb, basta criar uma conta gratuita e fazer o seu anúncio. Todo o processo é intuitivo e baseado na experiência do usuário. Qualquer pessoa idônea pode montar o seu negócio na plataforma.

A equipe do Airbnb verifica perfis pessoais e anúncios. Além disso, mantém um sistema de mensagens para que anfitriões e hóspedes possam se comunicar com segurança. Por fim, conta com um sistema próprio para recolher e transferir pagamentos.

Passo a passo de como ganhar dinheiro com o Airbnb

Você pode alugar espaços compartilhados ou inteiros em qualquer lugar do mundo. Mas são as cidades turísticas, como era de esperar, as que reúnem as melhores condições para fazer o seu negócio vingar.

Vamos dar essa, e outras dicas de como começar, nos tópicos seguintes:  

Defina o que vai alugar

Você pode alugar um espaço na sua casa, um imóvel inteiro ou mesmo investir em imóveis pensando neste tipo de locação

Como citamos acima, há uma grande variedade de tipos de acomodação. Por isso, qualquer espaço pode virar um bom negócio desde que administrado da maneira certa.

Capriche no marketing

Fazer a sua conta gratuita no Airbnb e montar o seu anúncio é a etapa mais fácil de todas. Mas isso precisa ser bem feito.

Qualquer acomodação, por mais simples que seja, pode virar um produto rentável desde que bem anunciado, ou seja, com boas fotos, bom preço e informações úteis e verdadeiras. 

Um exemplo do que não fazer: digamos que você acabou de adquirir um imóvel pensando em alugá-lo pelo Airbnb. É um imóvel novo, de bom padrão, mas você não o decora de acordo com essas características.

No quarto, apenas uma cama box e um armário, na sala somente sofá e televisão. Não há quadros, plantas, decoração, nada… Nada que sugira, pelo mobiliário, o padrão de construção do imóvel.

Esse é um erro bem comum. Evite isso. Hóspedes de Airbnb procuram algo mais do que um simples lugar para comer, tomar banho e dormir. 

Seja um bom anfitrião 

Ganhar dinheiro com o Airbnb é diferente de simplesmente alugar um espaço. Relacionamento é um fator determinante no sucesso do negócio.

Hóspedes procuram o Airbnb porque querem se sentir um morador do local. Além de um lugar limpo, agradável e aconchegante, querem dicas de lugares para conhecer, jantar, se divertir…

Isso faz toda a diferença. Ah, mas eu não tenho tempo para isso! Sem problema, há anfitriões profissionais que fazem esse serviço por taxas que variam de 10% a 20% do valor da estadia.

Conclusão

O modelo de negócios criado a partir do Airbnb evoluiu tanto nos últimos anos que já existem empreendimentos criados especificamente para esse propósito de aluguel por temporada.

Isso torna a locação mais simples, pois são imóveis já preparados para receber hóspedes, de acordo com as regras de que falamos acima.

Além disso, como o aluguel é por temporada, o imóvel também pode ser reservado para uso do próprio dono. Essa é uma das maiores vantagens, além do rendimento maior, que o aluguel por temporada oferece em relação ao aluguel anual. 

Quer conhecer empreendimentos como esses em cidades turísticas que são verdadeiras minas de ouro para anfitriões de Airbnb e também para investidores apenas interessados em ganhar dinheiro com a plataforma? Entre em contato conosco!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *